A legislação portuguesa acabou definitivamente com publicidade deste género (que se vê na foto) com conteúdo falso, sugestivo, e que visava conseguir novos utilizadores entre os mais jovens.
Mas a liberdade é o que se conhece e o acesso á informação multiplicou-se. Agora o desafio é saber fazer uma boa seleção em vez de continuar a acreditar que todas as mensagens que nos são transmitidas são verdadeiras ou úteis.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 166/2000 de 29 de Novembro entre outras coisas e relativamente a esta situação diz o seguinte: "Os fortes interesses comerciais em causa parecem também estar na origem de evidentes e repetidas prevaricações à regulamentação publicitária, bem como de notícias imprecisas, tendenciosas ou francamente erróneas sobre eventuais benefícios para a saúde do consumo de bebidas alcoólicas, quase sempre apoiadas em fontes médicas e sem que se verifique uma prévia confirmação junto de entidade de saúde idónea. Não é, por exemplo, possível afirmar, no estado atual do conhecimento, que determinado tipo de bebida é vantajoso para o sistema cardiovascular."
Todos os dias milhares de portugueses são afetados pelo consumo excessivo de álcool, sofrem acidentes na estrada e no trabalho, e um incontável número de crianças são maltratadas e negligenciadas.
http://spalcoologia.pt/wp-content/uploads/2014/06/20001129_____.pdf
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