sábado, 18 de janeiro de 2014

Porque gritam as pessoas


Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:

- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
- Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles.
- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? – Questionou novamente o pensador.
- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Seis fases do crescimento


O crescimento não cessa quando atingimos certa estatura física ou de idade e que nos capacite para uma vida autónoma sem auxílio dos nossos progenitores. Queiramos ou não iremos continuar a aprender, umas vezes porque atendemos ao que nos foi ensinado e outras com os nossos próprios erros.

A proposta cristã para o crescimento ou desenvolvimento pessoal é no mínimo interessante, pois aponta para valores e princípios. A descoberta na Bíblia de algo ainda mais valioso pode também fazer parte do teu processo de descobertas e isso sim, será ainda mais aliciante na tua vida.


O idiota


Conta-se que em certa cidade interior de um país um grupo de pessoas divertia-se com um idiota da aldeia, um pobre coitado, de pouca inteligência, que vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam-lhe escolher entre duas notas: uma pequena de 5.000 Reis e outra maior de 500 Reis. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Coisas que ligam e não ligam


Coisas que ligam bem umas com as outras: Bom gosto com bom senso, opinião com responsabilidade, fé com obras, liberdade com respeito, oportunidade com vontade, descanso com trabalho, dom com carácter, bens com generosidade, autoridade com amor, tolerância com justiça, perdão com restituição, Deus com o Homem!

Coisas que não ligam uma com a outra: Amor com suspeição, amizade com maledicência, fé com hipocrisia, boas obras com orgulho, justiça com vingança, humildade com auto-piedade, perdão com desculpas, convicção com cegueira, sonhar com preguiça, potencial com desleixe, transparência com língua descontrolada, facebook com estupidez, Deus com egoísmo.

Por Mário Rui Boto.