(Ver anotação abaixo) |
Os "Alcoólicos Vitoriosos" não pretenderam ser mais uma organização, mas um programa de intervenção e uma área de intervenção do trabalho da Cruz Azul. Durante três anos estiveram em funcionamento três grupos e os primeiros aderentes a este programa foram uma jovem de 26 anos e um jovem de 33 de idade. Ambos permanecem sóbrios até hoje.
Este projecto não pôde continuar principalmente por mudanças estratégicas que a igreja local que mais apoiava financeiramente a Cruz Azul ter introduzido algumas mudanças estratégicas que também culminaram bruscamente na cessação total desse importante suporte logístico e financeiro em Dezembro de 2004. Também, a falta de um centro próprio começou a fazer-se sentir.
Esta curta experiência foi porém muito saudável. Percebemos que a dinâmica dos grupos de apoio deve estar centradas na Igreja local e a Cruz Azul pode ser uma ferramenta para proporcionar os recursos necessários incluindo o apoio em internamento do indivíduo e da sua família.
O facto de a instituição em 2005 ter recebido a oportunidade de ter um terreno com uma dimensão que nos surpreendeu a todos, e num momento de fragilidade acrescentada em termos económicos, fez com que todas os recursos humanos e financeiros se virassem para esta oportunidade com um futuro promissor. Assim, o recomeço dos grupos de apoio foram inevitavelmente adiados.
Após alguns anos de grande empenho naquela propriedade e depois de finalmente se ter dado início a uma pequena construção, em 2013, as dinâmicas de grupo foram recomeçadas.
Todo o material aqui apresentado não dispensa o contacto e a experiência pessoal na aplicação desta matéria nas reuniões de grupo.
A Cruz Azul de Portugal presentemente socorre-se de diversas fontes para o desenvolvimento dos seus grupos ajustando o seu programa à realidade do nosso país, às nossas igrejas e aos objectivos que pretendemos alcançar.
Nota da foto. Não fotografamos pessoas nos nossos grupos e muito menos as partilhamos em redes sociais. Esta foto foi retirada através do Google. Eventualmente, poderemos exibir fotos de grupo mas a uma distância considerável de forma a que não se reconheça o rosto. Agradecemos a compreensão.
Sem comentários:
Enviar um comentário