quarta-feira, 20 de maio de 2015

Imagens de choque nos pacotes de cigarros


A propósito da colocação de imagens chocantes nos pacotes de cigarros em Portugal, damos as boas vindas a esta iniciativa!

Tomo também a liberdade de transcrever na íntegra um texto que recebi por e-mail:


"Bom dia Samuel Dias!
Segue o email enviado também à Paula.
Fique à vontade, caso se interesse sobre o assunto, a se juntar às demais instituições /personalidades que connosco têm actuado nestas áreas.
Abraço.
Hilson
______________________________________


Envio abaixo o email de uma colaboradora que respondeu a um jornalista que fazia uma matéria sobre os maços, com o seguinte texto abaixo em artigos em anexo  sobre as imagens nos maços de tabaco como promovidas pela OMS e pela directiva europeia que agora é transposta para Portugal, bem como as que forma feitas em Austrália com maços com imagens e sem publicidade/design da marca (plain package).
Já em 2009 a OMS fazia o Dia Mundial sem Tabaco com o tema dos maços com imagens e dava algumas referências sobre a eficácia e razões da sua adopção.
Pode ver link para a campanha da altura....

Espero que possa ser útil... até para um futuro possível na área do THC e legalização para fins recreativos... porque os publicitários americanos já estão interessados em desenvolver o marketing do produto, que até agora só se prendeu ao logo da folha da marijuana e pouco mais...

Abraço,

Hilson Cunha Filho
e-mail:  -------@gmail.com
telem: -------
Direção da COPPT - Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo - ( www.coppt.pt )
Direção da CATR - Centro de Apoio, Tratamento e Recuperação, IPSS 
Coordenação do Movimento das ONGs Portuguesas pelo Controlo do Tabagismo
Coordenação do Movimento das ONGs Portuguesas pelas Políticas do Álcoool

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Sofia Ravara <---------@fcsaude.ubi.pt>
Data: 14 de maio de 2015 às 18:52
Assunto: Re: Envio de artigo em PDF
Para: Ricardo Garcia <----------@publico.pt>

Olá Ricardo,

Estou enviando uma colecção de abstracts dos papers comparando o efeito dos pictorials ao longo do tempo e entre países, além de revisões sisdtemáticas recentes. Alguns dos artigos vale a pena ler a introdução e a discussão, saltando a metodologia e etc, para ter um enquadramento da evidência e da necessiadde destas políticas, etc.

Os autores dos estudos são cientistas de topo nesta temática:
Hammonds, Hastings, MCNeil, Fong, Cummings, Borland, etc. Hammonds é o autor com mais publicações nesta temática.
São uma máquina de produção científica em políticas de controlo de tabagismo.
MELHOR NÂO Há.
Sem dúvida que:

1) Ainda hoje muitos fumadores tem falsas crenças e negligenciam os malefícios do tabaco-anexo. Veja um artigo muito recente de um estudo feito num dos países europeus onde deixaram de fumar mais fumadores-a França- o que eles acham sobre o risco de cancro do pulmão- o maleficio mais conhecido do tabaco-. 

2) Para além das campanhas nos media, que são caríssimas e precisam de ser sustentadas e dinâmicas no tempo e contéudos, ss advertências de saúde nas embalagens dos cigarros são uma das melhores maneiras de comunicar com os fumadores e de transmitir mensagens de educação para a saúde para os malefícios do tabaco, além dos benefícios de deixar de fumar e dar infoprmação de apoio para deixar de fumar- colocar a quitline no pacote. Além disso, a custo zero aos governos.

Os efeitos perdem-se com o tempo daí a importância da rotatividade e de actualizar as medidas, por exemplo aumentar as dimensões e associar o plein package-embalagens brancas como na Austrália. O plein package e as grandes dimensões ( o ideal seria 80%- a Directiva EU só estabelece 65% e 50% no tabaco de enrolar) reforçam muito a eficácia. Como todas as medidas de controlo de tabaco é preciso implementar o maior número de medidas, da forma mais eficaz e actualizar as medidas à medida que a indústria vai contornando a regulamentação e inventando novas formas de marketing.

O efeito é maior nos jovens e também pode ser maior nos desfavorecidos sociais e também nas mulheres-alvos preferenciais de marketing da indústria. 

E porque uma imagem vale mais do que mil palavras veja o video do UK cancer resaerch e descubra o que as crianças inglesas acham dos maços dos cigarros como ainda são em Portugal.

É para contrariar este efeito perverso que as health warnings associadas ao plain package servem.

Costumamos dizer que as crainças dizem a verdade.....

The answer is plain - Campaign for plain cigarette packaging | Cancer Research UK


Um abraço

Sofia Ravara



No dia 14 de maio de 2015 às 17:46, Ricardo Garcia <----------@publico.pt> escreveu:
Aproveitando a boleia:

Estou a escrever um artigo agora, para ser publicado amanhã, sobre a eficácia das imagens nos maços de cigarros. Já vi que há vasta literatura sobre o assunto, mas pergunto se há algum estudo que seja particularmente relevante.

Obrigado,

Ricardo Garcia
PÚBLICO"

(Fim da transcrição) 

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