quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Espelho meu, espelho meu...



1 ALGUÉM CONTRIBUIU MAIS DO QUE EU?

2 O "CARLOS PALMEIRO"

3 A MINHA PIOR SEMANA DESDE JAN2023

4. “DEUS ABENÇOE A TODOS”

5. WHATSAPP…


1 ALGUÉM CONTRIBUIU MAIS DO QUE EU?


Espelho meu, espelho meu, alguém contribuiu mais do que eu?


Sim, EU, com a cumplicidade de outros.


quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Assembleia para resolver uma asneira

Pastor André Ameixa e elementos da direção cessantes.


Deixem-me explicar isto tudo de novo pois vê-se claramente que estou a lidar com que percebe pouco ou nada disto e, pior, não lê.


Comunicações de ausência da AG67


Ricardo Ribeiro:

Boa tarde,

Comunico que estarei ausente da reunião no próximo sábado, pois não me sinto nada confortável com o modo como foi solicitada, é tudo muito estranho! Não vejo respado nos estatutos para tal.  

Aguardo uma nova data definida pelo presidente da mesa, de acordo com sua responsabilidasde, critério e vontade. Solicito que a reunião seja agendada considerando a disponibilidade de todos os relatórios que necessitam de ser apresentados.

Samuel, já te falei em privado que não apoio nem tolero esse tipo de mensagens ofensivas e provocatórias contra os membros da direção da CA, que acho que são competentes e honestos, nem com as tuas acusações e ameaças infundadas sobre a CCLX. Peço-te que evites criar conflitos desnecessário, e que respeites o trabalho dos órgãos oficiais da CA, em breve teremos os relatórios de contas, uma assembleia legítima onde o futuro da CA terá certamente diferentes pessoas.


Cumprimentos,

Ricardo Ribeiro


André Ameixa

Bom dia a todos,


Samuel como já te tinha dito diretamente por mensagem, esta convocatória não é legítima pois está a ser feita por ti sem nenhuma qualidade para o efeito, porque não fazes parte dos órgãos sociais da CA (por escolha tua) e é feita à revelia da direção atual da instituição. Infelizmente continuas teimosamente a insistir. Ao esclarecer o assunto com o pr. Carlos Palmeiro, presidente da mesa, passo a citá-lo "André não tenho responsabilidade neste assunto (i.é, convocatória), o texto é do Samuel e as datas também". Portanto Samuel, isto não é uma forma honesta e honrada de trabalhar.


Recordo o que já te tinha dito anteriormente, só depois da contabilista fechar as contas de 2023 faremos então a dita assembleia, tão desejada por mim como por ti, onde és bem-vindo de volta à direcção da instituição. Não há qualquer interesse meu, nem dos demais órgãos sociais em permanecer e trabalhar contigo. Mas dado o teu comportamento hostil e indecoroso faço questão de fechar primeiro as contas de 2023 e ter a certeza que fica o registo dos milhares de euros em donativo que a CCLX colocou na Cruz Azul ao longo de 2023, porque como tu sabes a CA estava descapitalizada quando assumimos a direção no início do ano passado.


Depois de fechadas as contas, daremos início ao processo de transição com toda a diligência e celeridade.

Não reconheço legitimidade nesta convocatória e não estarei presente.

Cumprimentos.

André



Marcos Silva

Boa tarde.

Concordo com tudo o que os irmãos André e Nuno escreveram. É vergonhoso ver o ponto que as coisas chegaram. Lastimável! Não me revejo nisso.

Também não estarei na assembleia que foi convocada. Estarei presente quando o irmão pastor André convocar a reunião. Até lá continuarei distante disso tudo.


Paz!



Nuno Ornelas

O nível de hostilidade,ameaças e deselegância nestas trocas de mail não cessam de me surpreender.


Que canseira Samuel.


O pastor André fez um trabalho incrível e incansável na cruz azul.

Nos momentos más difíceis da minha vida,ele teve uma postura de um Homem de Deus em tudo onde se envolveu.

Que inspiração de homem e de irmão na fé.


E sim é o pastor André Ameixa pois ainda que considere o título de “irmão”o título mais honroso que existe,creio igualmente que o pastor Carlos não é o único pastor nomeado nas tuas palavras.


Não te ficava mal seres coerente Samuel,esta subtil maneira de te dirigires a quem nomeias não passa despercebida.


Essa postura de distinção entre o pastor Carlos e depois o tratamento diferenciado apenas por André Ameixa,Ricardo Ribeiro e Mariana Silva denota a postura do teu coração.

São todos da cclx.

Parece que na tua cabeça ser da cclx antes era currículo agora queres tentar que seja cadastro.

Como de alguma forma agora já não servem já podem ser destratados.

Triste.


Todos eles são consagrados ao ministério pastoral,se nomeias um de uma forma deverias em nome do espírito cristão fazê-lo com todos.

Deselegante e notória a pobreza de espírito em lidar com o assunto.


Lamentável.


Mas reforço que o pastor André fez um trabalho incrível na cruz azul,dinamizou de várias formas,financeiramente criou condições,sonhou projetos,avançou nas redes sociais em tornar a cruz azul presente nesse aspecto e fez muito mais coisas.

Só uma pessoa muito ignorante,confusa ou perturbada não reconhece isso.


A CCLX investiu na cruz azul como,imagino eu nenhuma outra igreja apostou neste ministério.

Este teu hábito de ameaças etc morre mesmo ctg e não produz efeito algum.


Quanto à liderança da CCLX também são bem formados no Evangelho,não serás tu Samuel ou as tuas ameaças que irás transtornar o trabalho que eles desempenham.


A tua postura foi desproporcional e inadequada e permanece desse modo.

Pedi para no início destas questões sentar ctg e conversarmos, como os adultos fazem.

A tua resposta?

Tirar-me dos grupos de whasap da cruz azul sem falar absolutamente nada comigo.

Hilariante.

E depois começaste a tratar tudo com mails e ameaças e posturas sem nexo.


Não foi assim que foi feito o convite para assumirmos a cruz azul.

Foi feito à mesa.

A conversar,onde tu próprio admitiste situações que o pastor André nomeou nas respostas que te tem dado.

Podes mandar mails,ir para as redes sociais criar sites e esclarecer as pessoas.

Eu,o pastor André Ameixa,e o pastor Carlos bem sabemos o que foi conversado à mesa contigo.

 

Samuel, tratar mal as pessoas,ser mal intencionado em minar a reputação e usar de ameaças mas no final arrumar tudo isso com um "Deus abençoe"é de uma hipocrisia profunda.


Não há ministério,associação,instituição que valha mais que as pessoas.

Atropelar pessoas para salvaguardar seja o que for não é o caminho do Evangelho.


As coisas conversam-se,de forma natural,chegam-se a conclusões,permanece a fraternidade e a irmandade e luta-se para ter harmonia pois trabalhamos todos para o Reino.


A tua postura é reprovável e lamentável.


Mais que a resolução destas questões da cruz azul,oro que mudes essa dureza de coração,rigidez de espírito e deselegância de abordagem.


Deus abençoe a todos.


sábado, 24 de fevereiro de 2024

Informações prévias para a 67ª Assembleia Geral

 



Agradeço a vossa melhor atenção para algumas questões relacionadas com a nosso vida institucional.

Transferência do Presidente da Mesa da Assembleia Geral


"Serve a presente carta para oficializar a minha transferência de responsabilidades, enquanto Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Cruz Azul, para o sócio Samuel Lopes Dias, com efeitos imediatos.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Os veículos da Cruz Azul


RENAULT 9 Jazz

Quando iniciei como “Secretário Geral” (assim se chamava) da Cruz Azul eu possuía um Renault 9 branco. Em 1995, no ano em que assumi funções houve a Assembleia Geral da Federação Internacional da Cruz Azul na Hungria. Neste evento agendei a a visita a vários países para aprender mais sobre o funcionamento da instituição. Fui a Londres onde estive com HopeUk e Amethist (cocktails sem álcool). Na Dinamarca visitei diversos locais do trabalho da Cruz Azul e adaptamos também diversos recursos dinamarqueses. Suíça e Alemanha foram também locais de visita mas mais curtos. Fiz 9.000 km nesta viagem. 


sábado, 17 de fevereiro de 2024

Assuntos relacionados com o processo de demissão


Boa noite,

Pelo presente faço-vos chegar alguma informação relacionada com o processo em curso de destituição do presidente da direção e do diretor executivo.

Informação de entrega de estatutos



Boa tarde a todos.

Hoje entreguei em mãos os Estatutos da Cruz Azul, contudo retive a ata da assembleia n.66 que os aprovaram, pois a mesma não foi realizada em conformidade com os (mesmos) estatutos e Decreto-lei/172A-2014.


Apelo a demissão

Ex.mos Srs.

Presidente da Direção,
Nuno André Ameixa Ferreira e Nuno Ricardo Gonçalves Ribeiro de Ornelas.


Em virtude da evidente dificuldade no desempenho das tarefas que vos foram confiadas na qualidade de Presidente da Direção e Diretor Executivo da Cruz Azul de Portugal, respetivamente, eu, Samuel Lopes Dias, CC 6604668, NIF 146938474, na qualidade de sócio da instituição, insto o Presidente André Ameixa e Diretor Executivo Nuno Ornelas a que abdiquem das suas responsabilidades na instituição e facilitem a sua substituição, com urgência.


Insto ainda:


  1. Que com urgência articulem com o Presidente da Mesa da AG o agendamento da 67ª Assembleia Geral, a qual deveria ter sido realizada até 30 de novembro do ano transato, em conformidade com os estatutos, ARTIGO 18º, alínea b);

  2. Que façam chegar ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral os documentos necessários para a realização da mesma, a saber: Relatório de Atividades Relativo a 2023, Orçamento para 2024 e Parecer do Conselho Fiscal;

  3. Que a direção, através do seu atual presidente, solicite ao Presidente da Mesa a inclusão na ordem de trabalhos “eleição extraordinária de um novo Presidente da Direção e indigitação de um novo Diretor Executivo interino”;

  4. Que o Presidente da Direção delegue na minha pessoa autoridade para proceder com a entrega dos Estatutos aprovados na Assembleia Geral realizada no dia 24 do mês de julho de 2023, na DGSS, conforme a Lei e que foram repetidamente solicitados. (Esta formalidade poderá ser em texto de e-mail).

  5. Que a Direção indague todos os atuais membros dos corpos sociais sobre os que pretendem continuar o atual mandato, afim de que eu possa, eventualmente, providenciar também uma proposta de substituição dos que não desejem continuar.


Apelo para o vosso bom senso lembrando-vos que, esta instituição ao longo dos 27 anos da minha presença como dirigente, apesar de muitas dificuldades, nunca foi visada por qualquer escândalo público que pusesse em causa a sua boa imagem e a dos seus grandes parceiros, a Cruz Azul Internacional e a Aliança Evangélica. (ARTIGO 2º alínea g)


Informo-vos também que não é minha intenção prejudicar ou sancionar a vossa imagem pessoal e pública, antes pelo contrário, é meu desejo perpetuar a vossa presença e memória na instituição afim de que seja possível o vosso retorno a esta equipa de liderança.


Ademais, para que conste por escrito e para memória futura, não é minha intenção perpetuar de novo a minha presença nos quadros dirigentes da Cruz Azul. Faço-o apenas, agora, com finalidade transitória afim de que não seja colocado em causa, no momento de dificuldade presente, o investimento de centenas de sócios, milhares de apoiantes, inúmeras igrejas, muitas entidades públicas e privadas, ao longo de muitos anos.


Dada a urgência de que sejam tomadas decisões urgentes, V. Excs. têm um prazo de 24 horas (até às 20:30h do dia 3 de fevereiro de 2023) para se pronunciarem positivamente e por escrito sobre esta minha instância, sendo que, não havendo lugar à aceitação desta proposta encaminharei esta missiva para os sócios da instituição.


Solicito ainda, em conformidade, que os livros de atas me sejam de seguida confiados afim de que, em boa colaboração convosco, possa proceder com o que de imediato se verifica ser urgente e necessário.


Este apelo foi enviado para:
Presidente da direção: Nuno André Ameixa Ferreira, 
Diretor Executivo: Nuno Ricardo Gonçalves Ribeiro de Ornelas 
CC.: Vice-Presidente: Marcos Soares da Silva 
CC.: Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Cordialmente,

Samuel Dias

Solicitação de audiência

 


Ex.mo Sr Diretor-Geral
Da Segurança Social, 
Dr. Antonio Luiz 

Dirijo-me a V. Exc. na qualidade de sócio da Cruz Azul e antigo Diretor Executivo desta instituição e seu servidor durante 27 anos sem interrupção.

O meu erro

No meu desejo de que esta instituição, o investimento de tantos, o precioso contributo dos que me precederam, o desejo prolongado de que outros pudessem continuar o trabalho, levaram-me a precipitar-me a errar.

Entendemos, eu, o presidente da direção e o presidente da assembleia geral, mas especialmente eu, motivado pelo meu impulso e entusiasmo, que uma liderança mais jovem e um movimento dinâmico pudessem ser o futuro que há muito tempo desejávamos.

Em minha defesa pessoal

(Carta de André Ameixa em resposta ao meu repto de renúncia com as minhas respostas incluídas em letra azul.) Samuel,

Em resposta ao teu apelo tenho a dizer que não há da minha parte qualquer problema ou constrangimento que voltes ao exercício de funções na CA, apenas a referir que não saíste por coação e relembrar que foste tu quem teve necessidade, quase em desespero, de passar a CA a quem notoriamente tinha trabalho feito em Portugal e com relevância, se bem me lembro das tuas palavras, não querias que a CA morre-se contigo.