sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Um dia de cada vez



Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

A passagem Bíblica mais conhecida que aponta para conhecida frase e importante frase “um dia de cada vez” é esta: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34)

Aparentemente a expressão e o próprio verso bíblico parece convidar a não nos preocuparmos com o futuro, a não planearmos ou não fazermos projetos de vida à semelhança dos outros seres vivos que habitam a terra. Bom, não é bem assim, a Bíblia tem mais instruções sobre como devemos organizar a nossa vida e também o nosso futuro.

O convite para viver “um dia de cada vez” é mais um desafio para focarmos melhor as coisas boas da vida e o que nos rodeia no dia de hoje do que apenas nos problemas, nas inquietações e nas ansiedades. O próprio contexto bíblico refere que “a vida é mais que o alimento e o corpo mais que o vestuário”, (v.5), portanto, enquanto uns dão um murro na mesa porque faltou o vinho em casa, há muitos mais que não têm um pingo de água potável para beber, um teto para se abrigar ou até mesmo alguém a quem possam abraçar.

O apelo e o tema é um desafio a viver a vida, a assumir as responsabilidades e aproveitar cada dia que temos à nossa disposição. Se o dia de hoje for vivido em paz o dia de amanhã, que decerto tem as suas dificuldades, será enfrentado com uma outra coragem e determinação.

Todos nós sabemos como um discussão familiar ou entre conjugues abate o nosso espírito e nos desmotiva para enfrentar as dificuldades. Bastam as dificuldades de amanhã, não inventes portanto nenhuma para hoje.

Mateus 6:25-34:

"Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. "

Sem comentários:

Enviar um comentário