terça-feira, 2 de agosto de 2016

Os doze passos e versos bíblicos


O programa de Doze Passos foi criado nos Estados Unidos em 1935 por Bill W. e Dr. Bob S., inicialmente para o tratamento do alcoolismo mas mais tarde estendeu-se a praticamente todos os tipos de dependência química e não só. 

É uma estratégia central da grande maioria dos grupos de ajuda mútua para o tratamento de dependências ou outros comportamentos compulsivos, sendo mais conhecidos os Alcoólicos Anônimos (e grupos relacionados como Al-Anon/Alateen, vacacicionados para as famílias de alcoólicos) e também Narcóticos Anônimos.

Doze Passos (dos Alcoólicos Anónimos)

1. Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o controlo sobre as nossas vidas;

2. Chegámos à conclusão que Um Poder maior do que nós poderia devolver-nos a saúde;

3. Tomámos a decisão de devolver a nossa vontade e a nossa vida ao cuidado de Deus, à medida que O íamos conhecendo;

4. Fizémos um inventário moral, minucioso e destemido, de nós mesmos;

5. Admitimos diante de Deus, de nós próprios e dos outros a natureza exacta dos nosso defeitos;

6. Prontificámo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos estes defeitos de carácter;

7. Humildemente rogámos a Deus que removesse todas as nossas imperfeições;

8. Fizémos uma lista de todas as pessoas a quem prejudicámos e dispusemo-nos a reparar os danos a elas causados;

9. Reparámos imediatamente os danos causados a essas pessoas, sempre que foi possível, excepto quando isso resultava em prejuízo para elas ou para outras pessoas;

10. Continuámos a fazer um inventário pessoal e quando estávamos errados prontamente o admitimos;

11. Procurámos, através da oração e meditação, melhorar o nosso contacto consciente com Deus, à medida que O íamos conhecendo, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade e o poder para realizar essa vontade;

12. Tendo experimentado um despertamento espiritual, por meio destes passos, tentámos levar esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios no nosso viver diário.

12 Versos Bíblicos (Propostos pelos Alcoólicos Vitoriosos):

1. “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum: pois o querer o bem está em mim; não, porém o efectuá-lo.” (Romanos 7:18);

2. “Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” (II Coríntios 12:9);

3. “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23);

4. “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor.” (Lamentações 3:40);

5. “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” (Tiago 5:16);

6. “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaías 1:19);

7. “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:10);

8. “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem e apresenta a tua oferta.” (Mateus 5:23,24);

9. “Daí, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”(Lucas 6:38);

10. “Porque pela graça, que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Romanos 12:3);

11. “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Libertador meu!” (Salmos 19:14);

12. “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.”
(Gálatas 6:1-2).

Sem comentários:

Enviar um comentário