sexta-feira, 15 de maio de 2015

Caracterização da Cruz Azul de Portugal



A primeira sociedade Cruz Azul nasceu na Suíça em 23 de Setembro de 1877 e atualmente está presente em mais de 50 países. Em Portugal a Cruz Azul foi fundada em 19 de Fevereiro de 1986.

A instituição é membro activo da Federação internacional da Cruz Azul, que agrega todas as sociedades Cruz Azul que voluntariamente pretendem prazer parte partilhando igualmente esta visão comum: “A Cruz Azul é um movimento cristão global que intervém na questão do álcool e outras drogas, procurando melhorar a qualidade de vida através do verdadeiro amor, fé e liberdade.”
A Cruz Azul de Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, registada no Ministério da Saúde (nº9/90). Tem por objectivos:

ARTIGO II

A Associação Cruz Azul de Portugal é de âmbito nacional, sem escopo lucrativo e tem por objectivo prevenir, tratar e reinserir as vítimas do alcoolismo e de outras drogas lícitas e ilícitas, bem como intervir no âmbito da deficiência física e mental;

Intervir na comunidade nos domínios do combate à pobreza, da acção social e da saúde, de forma a promover a inclusão do indivíduo na sociedade;

Desenvolver programas especiais direccionados à juventude através de departamentos especializados, os quais serão dotados, se possível, de autonomia própria.

ARTIGO III

Para a realização dos seus objectivos propõe-se criar e manter as seguintes actividades:

Actividades não estabelecidas, a saber: cursos e seminários de formação e informação; grupos de trabalho e de animação; semanas de reflexão para alcoólicos e suas famílias; centros clínicos ambulatórios e grupos de auto ajuda; publicações periódicas e não periódicas de carácter essencialmente preventivo e informativo; criação e edição de meios audiovisuais e de quaisquer outros que permitam alcançar os objectivos previstos.

Actividades estabelecidas, tais como: clínicas e centros de reinserção social; centros de acolhimento; centros de noite e de dia; apoio domiciliário; estâncias de férias; parques de campismo e centros de troca e venda que contribuam para a execução dos fins da Associação.

A Instituição é de âmbito nacional e tem colaboradores de norte a sul do território continental e Açores.

Esta Instituição já teve um centro terapêutico no início dos anos 90, que se situou no Concelho de Sesimbra (Casal do Sapo), mas em virtude de se terem encontrado algumas dificuldades, especialmente na área financeira, esta iniciativa teve que ser suspensa. Contudo, nesta época foram apoiados diversos indivíduos e familiares.

Presentemente a Cruz Azul tem na sua direção um psicólogo e uma socióloga ainda que não seja imperativo que os membros dos corpos sociais tenham formação específica pois a instituição é governada por sócios membros elegíveis em conformidade com a legitimidade conferida estatutariamente. Além dos eventuais membros mais envolvidos, a instituição conta, sempre que necessário, com diversos especialistas desde a área social à psiquiatria e de acordo com as necessidades pontuais de intervenção, e execução dos diferentes projetos em execução.

A Cruz Azul desenvolve recursos educacionais e intervenções que visam preencher as necessidades dos grupos alvo e das pessoas individualmente. A organização está também empenhada na construção de um centro de apoio destinado a acompanhar indivíduos alcoólicos, famílias e crianças filhas.

Para este efeito em 1999 esta instituição apresentou à Câmara Municipal do Seixal um pedido de um terreno para a construção de um centro de apoio para alcooldependentes e familiares, e desde então, temos lutado para angariar fundos para este projecto. A 5 de Julho de 2006, depois de cumpridas diversas formalidades, foi finalmente aprovado em sessão de Câmara a cedência de um terreno com 17.816 m2!

Este espaço já conta com um projecto de arquitectura aprovado e estão continuamente a ser feitas melhorias no terreno na gestão das diferentes áreas e arborização substituindo a vegetação nativa por outra mais saudável e útil para a presença humana.

No que diz respeito à prevenção primária a instituição desenvolve recursos e estratégias que disponibiliza na íntegra a um grande público e naturalmente empenha-se com os seus recurso humanos e financeiros em intervenções junto das populações especialmente os mais jovens.

No que diz respeito a apoio a indivíduos a instituição está presentemente empenhada em retomar os grupos de apoio pois a nível europeu e internacional a Cruz Azul tem dado respostas muito eficazes sem para tal também necessário formar intervenientes vocacionados para uma intervenção mais profissional, sem nunca desvirtuar o “espírito” de intervenção que em nenhum caso é profissional ou pretende substituir os recursos clínicos existentes, dos quais evidentemente também não pode prescindir.

Em concreto, a instituição é uma organização vocacionada para as questões ligadas à problemática do alcoolismo e outros comportamentos compulsivos e respectiva intervenção no contexto de saúde individual e pública, educação para valores e melhoria do comportamento familiar e social do indivíduo.

Sem comentários:

Enviar um comentário