quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mais um roubo e mais trabalho

Exemplar de pimenteiro roubado recentemente. Espécie com dois anos.

É verdade. O terreno da Cruz Azul, ao que parece, agora tem um cliente certo. Na passada segunda-feira, dia 28/09/2015, foi roubada mais uma árvore.

Preocupado com uma árvore? Sim. Custou 2,5 € no Instituto de Conservação da Natureza, trata-se um pimenteiro que estava em teste de solo para plantar outros quando chegarem as próximas chuvas. O pimeiteiro é uma excelente árvore de sombra e claro, dá a pimenta com que temperamos o bacalhau.


Mas a preocupação não é os 2,5 €. O que transtorna é o facto de que algumas espécies já não podem ser plantadas no terreno da forma livre como o fazíamos e mantê-las em vasos tem custos mais elevados de água e dispendio de tempo pois elas precisam de maior manutenção e assistência, e ocupam mais espaço. Terão que ficar mais dois anos no nosso quintal e ganhar robustez a ponto de poderem ser plantadas com o esforço de pelo menos duas pessoas.

O custo é ainda maior porque a estratégia de embelezamento da propriedade para atrair financiadores, com estas invasões, sofre mais um atraso. Posteriormente, a plantação de árvores mais pesadas irá requerer mais tempo.

No próximo mês de Outubro teremos que fazer uma intervenção mais pesada:
  • Colocar manilhas de fuga de água num dos cantos da propriedade e depois colocar terra por cima;
  • Movimentar terra em várias zonas;
  • Enterrar matéria vegetal;
  • Colocar uma via alternativa de fornecimento de água desde o contador até ao interior da propriedade e ligá-lo ao anel circular. Mais de 100 metros de tubo;
  • Plantar casuarinas;
  • Refazer a tubagem de rega conta-a-gota. Algumas árvores já se tornaram adultas e já não precisarão de água no próximo verão, enquanto que as árvores plantadas terão que levar tubagem imediatamente para prevenir a eventualidade de seca do solo;
  • Colocar quatro colunas e portão “dissuasor” à entrada do caminho para prevenir o vazamento de entulho no acesso à propriedade. Provavelmente colocaremos um aviso sobre a identidade da instituição a quem pertence aquela propriedade.

A estimativa de custo desta intervenção pode chegar aos 900,00 euros. Naturalmente este custo não inclui a mão de obra de voluntários com que contamos e também esperamos não ter que pagar o custo de aluguer da máquina, pois temos sido muito abençoados em todos estes anos pela empresa ANDALUGA, nossos vizinhos e que desde o início acarinharam o nosso projecto sob diversas formas.

Não podemos contudo deixar de ter que adquirir muitas outras coisas em especial o gasóleo, as manilhas, o tubo e os acessórios e comparticipação a dois pedreiros.

Contamos mais uma vez com o seu apoio.

Bem-haja.

Deus o/a abençoe.



Fotos das árvores que "invadiram" a nossa casa à espera de oportunidade para serem plantadas:








Como se percebe facilmente, pintar a casa e gerir esta confusão por todo o lado não é tarefa fácil!

Sem comentários:

Enviar um comentário