quarta-feira, 16 de março de 2016

O alcoolismo ataca o indivíduo



O alcoolismo é uma doença que começa por atacar o indivíduo discreta e lentamente, levando-o à dependência e destruição. Não é somente o corpo que é afectado, mas também cérebro e consequentemente, a família e toda a sua estrutura social e laboral.

O alcoolismo quando se instala no organismo torna-o dependente e incapaz de funcionar sem uma ingestão regular de álcool. Essa ingestão regular e continuada traz consigo graves consequências tanto para próprio indivíduo como para com todas as pessoas com quem ele se relaciona e eventualmente traz também consequências contra terceiros, desagrega a família, provoca acidentes no local de trabalho e na estrada.

O álcool é prejudicial a todos, sobretudo para as crianças e adolescentes que se encontram em fase de crescimento e de desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, como a inteligência, a memória e todas as funções do sistema nervoso.

O alcoolismo é uma doença que não escolhe classe social, raça ou cultura. A dependência do álcool causa sofrimento a muitas famílias que ficam marcadas pelo desespero, pela desunião e por constantes conflitos.

O alcoolismo faz sofrer a pessoa que bebe e também aqueles a quem o alcoólico magoa mesmo sem intenção.


Nota: Este artigo transitou do site cruzazul.pt para este blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário