quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Como conhecer a vontade de Deus



É provável que este tema seja um dos mais vulgares em termos do interesse do cristão que deseja ter uma vida melhor a cada dia.

Um rastreio rápido no Google fez-me perceber que não falta matéria sobre o assunto, e por me ter apercebido disso, desliguei-me de imediato dessa fonte para não desenvolver este tema infetado por uma qualquer influência de alguma dessas leituras.

Lembro-me que quando era adolescente fiz essa pesquisa. Eu queria conhecer a vontade de Deus para a minha vida, e como não havia internet, ao passar no Martim Moniz em Lisboa, na carrinha da Casa Publicadora das Assembleias de Deus que habitualmente estacionava ali, comprei um livro precisamente com esse título: “como conhecer a vontade de Deus”. Não me lembro do seu conteúdo e nem do efeito dele na minha vida mas lembro-me que logo a seguir, quando atravessava a Praça da Figueira em direção ao cacilheiro de regresso para casa, fui abordado por um adulto que expressou a sua admiração pela minha compra e interesse. Ficou “sem jeito” quando lhe perguntei quem ele era ao que me respondeu que não tinha qualquer má intenção, que era Católico e que apenas lhe tinha despertado admiração por um jovem daquela idade se interessar por aquele assunto.

E a vida correu, embora em muitas decisões esqueci-me totalmente de ter caminhado com Deus ao meu lado.

Quando neste grupo sou desafiado a partilhar sobre algum tema, o que primeiro me ocorre é de como este assunto foi vivido por mim até aqui. Ainda que o nosso livro de apoio “versos para pessoas em recuperação” nos dê algumas pistas para seguirmos os versículos e pensarmos sobre eles, não resisto a tecer uns comentários antecipadamente.

1º Se é a vontade de Deus que nós realmente queremos, então temos que o perguntar a Ele mesmo.

Não podemos perguntar ao conjugue, à namorada, aos pais, ao professor e nem ao Pastor da igreja porque este assunto porque este assunto é pessoal, entre mim e Deus. Não precisamos de intermediários para esta questão, porventura podermos ter profetas ou ministros para nos mostrar o caminho para Deus ou para nos reconduzir ao caminho certo, mas uma vez chegados lá a questão é remetida para o relacionamento pessoal.

Familiares, amigos e ministros poderão dizer-nos o que eles acham e que será melhor para nós ou irão dar-nos alguns conselhos para o futuro. Os pais, porventura, poderão ser mais incisivos porque nos conhecem melhor e pela sua experiência poderão ser também mais persistentes empurrando-nos para alguma escolha mas isso nunca passará de uma preferência que eles formularam para a nossa vida.

Como a maioria dos frequentadores deste grupo já não são adolescentes mas ainda queremos saber a vontade Deus para a nossa vida, pois não queremos errar mais nas nossas escolhas e, chegámos à conclusão que se caminharmos com Deus seremos mais felizes e completos, então ainda estamos a tempo de recompor muita coisa.

Como conhecemos a vontade de Deus? Pela Bíblia, a Sua Palavra.

Tenho de reconhecer que depois de meio século de vida de existência nesta terra, se eu tivesse passado mais tempo com Deus teria cometido muito menos erros. O acesso à vontade de Deus é gratuito. Do mesmo modo que somos mais felizes com o nosso conjugue na medida em que o conhecemos melhor também somos mais felizes e realizados na nossa vida se conhecermos melhor a Deus.

Se é a vontade de Deus que queremos mesmo, então a partir de agora podemos começar a usar a Bíblia.

Salmos 119:101-105 “Retenho os meus pés de todo caminho mau, a fim de observar a tua palavra. Não me aperto das tuas ordenanças, porque és tu quem me instrui. Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus preceitos alcanço entendimento, pelo que aborreço toda vereda de falsidade. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.”

2º O que queremos de Deus?

Provérbios 16:1-3 “Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. Entrega ao Senhor as tuas obras, e teus desígnios serão estabelecidos.” (JFA)

A tradução na linguagem de hoje (TLH) diz o seguinte: “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções.

Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.”

Fui sempre de opinião interpretativa de que Deus respeita as opções do ser humano desde que elas sejam pelos motivos bons, caminhos honestos e motivações corretas. Quando Deus criou o homem colocou TODA a terra e o que existe nela à sua inteira disposição, porém a escolha de Adão foi uma única e simples obediência: desejar ser igual a Deus.

“Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” (Jeremias 29:11)

Então, como sabemos que os planos de Deus para nós são de bem e que ele respeita os nossos sonhos podemos portanto fazer uma equipa perfeita. Se não tens planos, então Ele dá-te planos, se tens planos Ele vai ajudar-te a realizá-los.

Mas ainda podemos pedir algumas coisas que estão implícitas para a nossa jornada…

Pede a Deus:

1º Bênção para a tua vida.A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma.” Provérbios 10:22.

2º Sabedoria para as tuas decisões.“Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;” Provérbios 2:6.

3º Força para ultrapassares a adversidade quando o dia mau chegar. “O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” Salmos 29:11.

4º Fé para ultrapassares as barreiras mais difíceis.“E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.” Atos 3:16

5º Humildade para que o teu coração não se encha de orgulho quando algum elogio te for concedido.“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” Miqueias 6:8

6º Honestidade que rapidamente reconheças quando errares.“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.” Salmos 51:10

7º Graça porque ele não te cobra nada por te ajudar e para que não te esqueças de a usar quando alguém precisar que lhe estendas a tua mão.“Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.” Romanos 5:17

Este tema é infindável. À nossa volta estão todos os outros recursos para conhecer a vontade de Deus para a nossa vida: este grupo, esta igreja, estes amigos, e ainda a possibilidade de acesso direto a Deus concedido por Jesus e que é a oração.

------

Esta reunião realizada no dia 07/02/2014 contou com a participação de 20 pessoas e um pequeno questionário final teve este resultado:

Escolhe e coloca em ordem de prioridade aquilo que mais precisas de pedir a Deus:

Bênção 7
Sabedoria 17
Força 7
Fé 12
Humildade 3
Honestidade 2
Graça 2

Sem comentários:

Enviar um comentário