terça-feira, 2 de agosto de 2016

Ferramentas básicas


Um grupo de apoio é uma ferramenta estratégica e importante para a reinserção do indivíduo na família, na igreja e na sociedade, proporcionando-lhe a oportunidade de desenvolver as suas aptidões humanas e sociais no meio onde vive, quer tenha passado por um programa de tratamento em regime de internamento ou tenha optado por um novo estilo de vida no próprio grupo que o acolheu.

A estratégia do grupo proporciona uma compartilha de experiências, forças e esperanças, encorajando ao crescimento cristão, enquanto o indivíduo se separa lentamente do amargo trauma do alcoolismo e seus efeitos na família.

As reuniões proporcionam cautelosamente às pessoas em recuperação, sem pré-julgamento, um espaço onde podem expressar lutas, pensamentos, ideias e sentimentos sem medo de serem rejeitadas.

O grupo, em primeiro lugar, deve adaptar-se às pessoas que chegam e posteriormente estas é que se identificarão com o grupo. Logo, podemos ter pessoas que não têm um problema pessoal com o álcool mas alguém na família poderá ter. Também, por exemplo, um grupo em formação deve ser sensível às necessidades dos que estão presentes e não dos que não estão.

Ouvindo as experiências dos outros, com dificuldades semelhantes e como chegaram até elas, geram-se hábitos de luta e de grande encorajamento para prosseguir numa vida de sobriedade. É nosso objectivo proporcionar grupos de apoio saudáveis e uma espécie de atmosfera "familiar" que estimule à esperança para uma vida melhor para todos os envolvidos.

Pretende-se ainda, proporcionar um espaço onde, depois da dependência, da destruição e devastação, o grupo de apoio, possa ser um lugar extraordinário para o indivíduo recomeçar a sua relação com a família e, o difícil e doloroso processo de relacionamento com outras pessoas.

A Cruz Azul não procura exercer controlo sobre os grupos filiados, antes, estes deverão funcionar independentemente dentro da própria comunidade. O objectivo é providenciar serviços como uma central de contacto unindo em rede os grupos filiados.

Cada grupo local pode variar em número de reuniões, actividade e formato. As reuniões devem manter-se simples e normalmente não devem durar mais que 90 minutos, com tempo de partilha seguido de biscoitos e refrescos.

Esboço ou agenda de uma reunião de grupo:

1. Boas vindas e oração.

2. Programa.

Cada grupo poderá ter a sua própria estratégia ou usar algumas destas ferramentas do programa. Deverá contudo ser constante nas escolhas para a sua abordagem.

(O propósito e as regras devem ser lembradas em cada reunião especialmente quando há elementos recentes no grupo)

3. Tema de fundo da reunião.

Pode utilizar as seguintes propostas ou, opcionalmente, o que foi estabelecido pela comunidade responsável pelo respectivo grupo:
  • Recursos da Cruz Azul para grupos disponíveis neste blog. 
  • Os recursos de discipulado da sua Igreja local. 
  • Versículos Bíblicos para pessoas em recuperação. 
  • Doze Passos - versão longa
4. Actividades práticas.
  • Anúncios. 
  • Oferta. 
  • Preenchimento do relatório. 
5. Convívio com sumos e biscoitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário