terça-feira, 2 de agosto de 2016

Regras de participação

1. Quando participar, comece por se apresentar. O seu primeiro nome é suficiente. 

2. Devemos ser honestos ao falarmos das nossas lutas e dores. Estamos aqui para compartilhar as nossas experiências, as nossas forças e as nossas esperanças. Necessitamos de ouvir a sua experiência e notar melhoras em si. 
Fale a seu respeito e não de outras pessoas. 


3. Tente decorar os doze passos do programa. 

4. Quando alguém estiver a compartilhar algo, por favor, não interrompa. 

5. Não tente dar conselhos ou dizer a outras pessoas aquilo que devem ou não deve fazer. Se não conseguimos dirigir a nossa própria vida como é que vamos conseguir dirigir a vida dos outros? Será melhor, em vez disso, relatar as suas experiências diga aquilo que funcionou ou não funcionou na sua vida. O melhor conselho que alguém pode dar é servir de exemplo.

6. Este é um programa anónimo e confidencial. Isto permite­-nos compartilhar as nossas experiências com honestidade e à vontade. O anonimato de outros, individualmente ou do grupo é para ser respeitado. Nomes, testemunhos e outros eventos partilhados nas reuniões não são para ser transportados para fora da reunião sem permissão das pessoas envolvidas.

7. Quando precisar de ter uma conversa maior, faça­-o com alguém depois das reuniões. 

8. Se está sob a influência do álcool ou drogas, sugerimos que se restabeleça antes de falar, mas continue a vir às reuniões.

9. Se alguma coisa o incomodar, diga-­o. Nem sempre podemos concordar uns com os outros e nem sempre tudo está conforme o nosso agrado. Se alguma coisa lhe desagradar comunique­-o ao grupo com calma e em tom agradável para que todos nos possamos sentir bem.

10. Sugerimos que os novos membros tenham o dever de vir e frequentar o grupo assiduamente. Nem todas as reuniões vão ser aliciantes e cheias de entusiasmo. É muito fácil ir apenas a uma reunião e dizer que “não é para mim”, mas todos os membros devem ver o grupo como uma prioridade na sua vida. Venha a todas as reuniões. As pessoas contam consigo!

11. Não critique. Devemos e podemos falar das nossas experiências pessoais.

12. Escute com amor. Mostre­-se disponível. Livre­-se de estar rijo de coração e com essa atitude prejudicar.

13. Fique em contacto. Se alguém está sofrendo com algum problema, contacte­-o(a) durante a semana e deixe­-o(a) perceber que está preocupado.

14. Não seja envergonhado. Use todo o amor que descobriu na amizade e dê­-se a conhecer. Se alguém quiser juntar-­se ao grupo receba­-o de abertos.

Sem comentários:

Enviar um comentário