sábado, 17 de fevereiro de 2024

Apelo a demissão

Ex.mos Srs.

Presidente da Direção,
Nuno André Ameixa Ferreira e Nuno Ricardo Gonçalves Ribeiro de Ornelas.


Em virtude da evidente dificuldade no desempenho das tarefas que vos foram confiadas na qualidade de Presidente da Direção e Diretor Executivo da Cruz Azul de Portugal, respetivamente, eu, Samuel Lopes Dias, CC 6604668, NIF 146938474, na qualidade de sócio da instituição, insto o Presidente André Ameixa e Diretor Executivo Nuno Ornelas a que abdiquem das suas responsabilidades na instituição e facilitem a sua substituição, com urgência.


Insto ainda:


  1. Que com urgência articulem com o Presidente da Mesa da AG o agendamento da 67ª Assembleia Geral, a qual deveria ter sido realizada até 30 de novembro do ano transato, em conformidade com os estatutos, ARTIGO 18º, alínea b);

  2. Que façam chegar ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral os documentos necessários para a realização da mesma, a saber: Relatório de Atividades Relativo a 2023, Orçamento para 2024 e Parecer do Conselho Fiscal;

  3. Que a direção, através do seu atual presidente, solicite ao Presidente da Mesa a inclusão na ordem de trabalhos “eleição extraordinária de um novo Presidente da Direção e indigitação de um novo Diretor Executivo interino”;

  4. Que o Presidente da Direção delegue na minha pessoa autoridade para proceder com a entrega dos Estatutos aprovados na Assembleia Geral realizada no dia 24 do mês de julho de 2023, na DGSS, conforme a Lei e que foram repetidamente solicitados. (Esta formalidade poderá ser em texto de e-mail).

  5. Que a Direção indague todos os atuais membros dos corpos sociais sobre os que pretendem continuar o atual mandato, afim de que eu possa, eventualmente, providenciar também uma proposta de substituição dos que não desejem continuar.


Apelo para o vosso bom senso lembrando-vos que, esta instituição ao longo dos 27 anos da minha presença como dirigente, apesar de muitas dificuldades, nunca foi visada por qualquer escândalo público que pusesse em causa a sua boa imagem e a dos seus grandes parceiros, a Cruz Azul Internacional e a Aliança Evangélica. (ARTIGO 2º alínea g)


Informo-vos também que não é minha intenção prejudicar ou sancionar a vossa imagem pessoal e pública, antes pelo contrário, é meu desejo perpetuar a vossa presença e memória na instituição afim de que seja possível o vosso retorno a esta equipa de liderança.


Ademais, para que conste por escrito e para memória futura, não é minha intenção perpetuar de novo a minha presença nos quadros dirigentes da Cruz Azul. Faço-o apenas, agora, com finalidade transitória afim de que não seja colocado em causa, no momento de dificuldade presente, o investimento de centenas de sócios, milhares de apoiantes, inúmeras igrejas, muitas entidades públicas e privadas, ao longo de muitos anos.


Dada a urgência de que sejam tomadas decisões urgentes, V. Excs. têm um prazo de 24 horas (até às 20:30h do dia 3 de fevereiro de 2023) para se pronunciarem positivamente e por escrito sobre esta minha instância, sendo que, não havendo lugar à aceitação desta proposta encaminharei esta missiva para os sócios da instituição.


Solicito ainda, em conformidade, que os livros de atas me sejam de seguida confiados afim de que, em boa colaboração convosco, possa proceder com o que de imediato se verifica ser urgente e necessário.


Este apelo foi enviado para:
Presidente da direção: Nuno André Ameixa Ferreira, 
Diretor Executivo: Nuno Ricardo Gonçalves Ribeiro de Ornelas 
CC.: Vice-Presidente: Marcos Soares da Silva 
CC.: Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Cordialmente,

Samuel Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário