segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Os veículos da Cruz Azul


RENAULT 9 Jazz

Quando iniciei como “Secretário Geral” (assim se chamava) da Cruz Azul eu possuía um Renault 9 branco. Em 1995, no ano em que assumi funções houve a Assembleia Geral da Federação Internacional da Cruz Azul na Hungria. Neste evento agendei a a visita a vários países para aprender mais sobre o funcionamento da instituição. Fui a Londres onde estive com HopeUk e Amethist (cocktails sem álcool). Na Dinamarca visitei diversos locais do trabalho da Cruz Azul e adaptamos também diversos recursos dinamarqueses. Suíça e Alemanha foram também locais de visita mas mais curtos. Fiz 9.000 km nesta viagem. 


Nesta altura havia na Cruz Azul a prática de cobrar por km o uso de viatura pessoal. Constatei que isso ficava muito dispendioso à instituição e acabei com esse método. Propus que a Cruz Azul passaria a pagar apenas o combustível. Nunca mais foram cobrados kms pelo uso de viaturas pessoais. Durante algum tempo, quando morava em Paivas/Amora tive de ir a Chelas várias vezes por semana porque toda a correspondência era direcionada para esse local que tinha sido definido como sede. Escolhi também para instalar o meu quartel general um cubículo na cave do Café Convívio Desafio Jovem nas Paivas, que se situava ao lado do prédio onde morava.


Um dia, a caminho do Desafio Jovem para tratar de algumas publicações que estavam em curso para publicar tive um acidente sério. A reparação foi no valor do próprio carro. Este carro nunca mais foi o mesmo e então troquei-o por um Rover 414. 


ROVER 414


Durante uns 5 anos este carro percorreu o país e instalei-lhe um gancho de reboque para levar a caravana bar que adquirimos para divulgar os cocktails sem álcool em escolas, igrejas e todos os lugares onde podíamos marcar a nossa presença. O motor deste carro arrebentou no regresso do Algarve onde marcámos presença num um retiro de jovens . Ainda lhe coloquei outro motor mas fui enganado. Este carro foi também usado durante a Assembleia Geral da Cruz Azul Internacional em 1999 em Fanhões e transportou o ministro da saúde do Lesoto, membro da Cruz Azul nesse país. 





Citroen AX


O Citroen AX comercial usado custou-me 1050,00€ em 2000 ou 2001. Lembro -me do valor porque tentei durante vários dias convencer o vendedor para que me fizesse um desconto com o argumento que era para apoiar uma organização de solidariedade. Até o funcionário do Millennium me perguntou se não seria uma mensalidade tão elevada para um bem usado de tão “baixo custo”. Concederam-me o empréstimo em menos de 24 horas. O carro palmilhou milhares de km desde Sanfins do Douro até ao Algarve. Repetidamente a cabeça do motor (1400cc de alumínio) queimava e tive de trocar o motor para um de 1500 CC, mais robusto, e que encaixou com perfeição naquele chassi. Desisti deste chaimite por ocasião do meu divórcio.


FORD TRANSIT 


Ainda durante “o mandato” do Citroen AX deu-se a autonomia da Igreja em Fernão Ferro, a Igreja Conquistadores. Uma das grandes necessidades desta comunidade foi adquirir uma carrinha de 9 lugares e esta passou a ser o meu veículo de trabalho na Cruz Azul. Esta viatura transportou centenas de pés de árvores, principalmente Grevilias (compradas a 2,5€ cada) e Casuarinas oferecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza em Grândola. A Igreja suportou sempre o combustível usado ao serviço da Cruz Azul e cobria todas as outras despesas inerentes a esta viatura.


FORD TRANSIT Comercial.


Entretanto a Cruz Azul adquiriu a carrinha de caixa aberta que ainda hoje está ao serviço da instituição. Demos 5.000,00€ de entrada e pagámos em prestações a uma entidade bancária o restante. Contudo, paralelamente continuei a usar a carrinha da Igreja Conquistadores para o serviço administrativo da Cruz Azul e para rebocar o trator e o tanque de água necessários para os trabalhos no terreno. A água foi oferecida durante pelo menos uns 3 anos pela Andaluga, durante o tempo em que ainda não tínhamos água da rede da Câmara Municipal do Seixal. Chegámos a regar as primeiras árvores plantadas com um tanque de água rebocada num tanque em cima e rebocada pela carrinha da Igreja.


Aquando da fusão da Igreja Conquistadores com a congregação da AD Almada no Casal do Sapo, a carrinha foi entregue pois fazia parte desse património. A Cruz Azul já tinha entretanto adquirido um Ford Focus para uso do seu Diretor. 


FORD FOCUS


Depois de termos concluído o pagamento da carrinha da Cruz Azul chegou a hora de a instituição adquirir uma viatura para o seu Diretor. O ano de fabrico era de 2008 e adquirimo-lo em 2009 por 18.000,00€. Sei que  demos algum valor de entrada mas não me lembro qual seu montante. Esta viatura esteve connosco até 2019 até que começou a dar vários problemas no turbo, no sistema de AdBlue. Finalmente teve uma avaria grave no motor e então foi vendido assim mesmo por cerca de 800,00€ (não me recordo bem).


VIATURAS DA EMPRESA


A empresa Arado Azul, de Samuel & Susana, Lda foi iniciada para ser um apoio para a Cruz Azul. Arado (ferramenta de trabalho básica) e Azul (parte do nome Cruz Azul).


Por o Ford Focus já não apresentar confiança para os trajetos de visitas a igrejas, que com a abdicação da liderança da igreja em Fernão Ferro foi intensificado, passamos a usar as viaturas da empresa, e muitas vezes por razão de logística o Ford Focus deixou de ser necessário. A empresa entretanto assumiu também o enchimento do depósito de ambas as viaturas, Ford Focus e Ford Transit. Não temos valores desses donativos, estávamos apenas a cumprir com o nosso propósito e motivação inicial. 


O valor, em moeda atual, poupado à instituição pela anulação do custo por km pode chegar a um cálculo por defeito de:

500,00€ x 12 x 27 anos = 162.000,00 euros.


O contributo em combustível da Igreja Conquistadores a favor da Cruz Azul poderá ser de um valor mínimo (2009 a 2016) de 150,00€ x 12 x 8 anos = 14.400,00€

Neste momento a Cruz Azul é proprietária da carrinha que está na foto deste post.

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