quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Espelho meu, espelho meu...



1 ALGUÉM CONTRIBUIU MAIS DO QUE EU?

2 O "CARLOS PALMEIRO"

3 A MINHA PIOR SEMANA DESDE JAN2023

4. “DEUS ABENÇOE A TODOS”

5. WHATSAPP…


1 ALGUÉM CONTRIBUIU MAIS DO QUE EU?


Espelho meu, espelho meu, alguém contribuiu mais do que eu?


Sim, EU, com a cumplicidade de outros.


Na resposta que está preparada relativamente à minha conduta de gestão na Cruz Azul, a qual já enviei a alguns amigos, o cálculo por defeito dos meus anos ao serviço poupados a esta instituição está avaliado por defeito em cerca de 300.000,00€. Os valores de muitos outros voluntários também foram contabilizados nos registos oficiais, sempre por defeito, evidentemente.


300.000,00 / 20 anos = 15.000,00 euros/ano, equivalente a um salário anual, impostos incluídos. Os anos totais de serviço foram 27. Falta acrescentar os motores que estafei e o carro que parti ao serviço da instituição.


Na verdade não há apenas um EU, há também muitos outros. Falta ainda incluir o CCVA, especialmente da Lousã; a Igreja Batista, especialmente a de Almada; a CI, especialmente a de Vila Nova de Gaia, que contribuiu sempre desde 1995, da CI também a igreja OMECA e de Alcaniça; o grupo da Fraternal, especialmente a Igreja da Malveira, a Convenção das Assembleias de Deus. especialmente a Igreja de Mem Martins; a Igreja Viva do Fogueteiro, que durante 9 anos pagou o meu salário, a Igreja Conquistadores, que durante 10 anos cedeu a sua viatura e pagou o combustível, o CFC USA e os milhares de viúvas e viúvos pobres que contribuíram com todo o seu coração.


No ano de 2023 o saldo bancário da Cruz Azul fechou com 12.430,00€ na CGD e 425,33€ no Millennium. Não me dediquei a separar os contribuintes residentes dos recentes mas é preciso também dizer isto: a direção não pagou o seguro da carrinha (está parada à minha porta), não pagou quotas à AEP e IBC, não foi gasto combustível em deslocações ao terreno, não pagou água (é paga pela família Sanchez), não pagou a caseiros para tomar conta do terreno, não pagou despesas de telefone, não pagou encargos ou dívidas da gestão anterior, não entrou nenhuma máquina para remoção de terras ou limpeza de valas. O terreno está abandonado desde maio de 2024, os tampos das mesas foram abandonados a apodrecer pois não foram devidamente tratados (ou recolhidos), a carrinha precisa de 6 pneus porque estão ressequidos, no terreno precisa de ser feita uma reparação na tubagem de água que pode rondar os 2.000,00€.

Que canseira só em omissões. Mas isto também: capitalização não é apenas saldo bancário, é valorização do património, é contabilizar mão de obra voluntária também.


2 O PASTOR CARLOS PALMEIRO


Não houve intenção deliberada em desmerecer as qualidades de ninguém. Foi uma falha minha em diferenciar o Carlos Palmeiro dos restantes. Na Cruz Azul temos procurado usar apenas os nomes próprios para não tratar de forma desigual quem tem um título e quem não tem. Várias vezes falamos sobre isso aquando da elaboração da ata descritiva que no fim de cada reunião assinávamos, Assembleia, Direção ou Conselho Fiscal.


Nestes textos não deveríamos sequer usar o termo “pastor”, “igreja”, “ministério”, etc. porque como se percebe há aqui um conflito que impede de que isto se resolva rapidamente e sem mais ruído.


Agradeço também a oportunidade de responder a estas questões. Contudo estou à espera de poder enviar a minha resposta a todos os membros dos órgãos sociais deste mandato porque isso é um direito meu e é justo. Eu avisei o Pr. André Ameixa e a ti também por Whats’App “que poderiam escrever que entendessem desde que o fizessem em plataforma onde me pudesse defender”. 


A acusação proferida contra mim por parte de um PASTOR foi uma má ideia, foi muito grave, foi muito injusta e não poderá ficar escondida. Portanto, parece-me aceitável o direito de me defender pessoalmente dessa e de todos os questionamentos que me desafiam. 



“Canseira”, é eu ter sido forçado a erguer o meu cajado para vos corrigir. Não tenho vocação para isto, não procurei isto, não quis isto. Por exemplo, eu ainda não me pronunciei se quero ocupar algum lugar na instituição e não faltam frases a “dar-me as boas vidas pelo regresso”. 


Por agora só estou a fazer o que por vós já deveria ter sido feito. Entretanto constatei que a intituição precisa de quem efetivamente cumpra com todos os pressupostos exigidos.


3 A MINHA PIOR SEMANA DESDE JAN2023


É imperativo lembrar cronologicamente o que aconteceu na semana que culminou na sexta feira em que, finalmente conclui que a melhor solução seria pedir-vos que se demitissem.


Com certeza não será problema algum referir mensagens do Whats’App pois já foi revelado um excerto de conversas anteriores referindo o Carlos Palmeiro.


1 Segunda feira dia 29 de janeiro 

A Susana assina uma carta registada da DGSS dirigida ao Presidente da Direção. Ligo ao Pr. André, ele não atende. Neste dia às 14:47 coloco foto da carta (ainda fechada) no grupo Whats’App onde está o Pr Marcos também e…, nada.


2 Terça feira dia 30 de janeiro


Insisto várias vezes em ligar para o Pastor André e não atende. No grupo escrevo: “Bom dia Ainda não me foi dito o que fazer com a carta que assumimos a responsabilidade de receber. Foi a Susana que assinou”.


3 Quarta feira dia 31 de Janeiro


Escrevo no grupo: “André.  Após mais algumas tentativas de falar ctg liguei para o Nuno e ele disse para abrir a carta. Aqui vai a cópia: (seguiu foto)


4 Quinta feira dia 1 de fevereiro:


Após repetidas tentativas e depois das insónias já provocadas com um cenário que se adivinhava desagradável e total displicência destes “responsáveis”, finalmente o Pr. André atende o telefone com este boa tarde: “Então Samuel diz lá o que é que tu queres!”


As respostas que o Pr. André me envia e documentos são completamente atabalhoados. Nada condiz com o que é requerido.


Ao Pr. Nuno Ornelas dirijo esta mensagem: “Viva Nuno. Gostaria de saber o que está a ser feito para resolver essa questão e se precisam de alguma ajuda.”

Resposta: “Marcamos um café para a semana conseguias?”

Insisto: “Lembro que de acordo com o texto dessa carta , se não houver uma marcação e comparência a Cruz Azul perderá o estatuto de Ipss (e mais não sei…) O André foi lembrado repetidamente que deveria enviar a ata, os estatutos corrigidos e formulário em conformidade para a segurança social.”


Neste ponto eu percebo que a Cruz Azul não pode contar com nenhum deles, eu não posso perder mais tempo com eles. A carta que denuncia “deserção”, requer uma “audiência”, já passaram alguns dias e o Pr. Nuno Ornelas propõe “sentarmos para beber um café”.


Mais uma noite estragada. 


5 Sexta feira, dia 2 de fevereiro


Então eu decidi que tinha de intervir. Um passageiro TVDE leva-me para a Costa de Caparica, procuro uma sombra e ligo para a DGSS. Apresento-me, constato que ninguém tinha pedido a audiência requerida, confirmo os meus deveres como cidadão e sócio, e envio o e-mail substituindo-me à obrigação que competia aos membros eleitos.


Nesta sexta feira finalmente o Pr. André às 17:54 finalmente toma uma decisão: “O @⁨Marcos Silva⁩ vai ajudar e safar a cena , obrigado”. 


Para resumir: o tempo estava a contar; os líderes empurram uns para os outros e por último empurram para a contabilista; a urgência de contactar a DGSS não concretizada e consciência de que não havia responsabilidade e humildade para pedir ajuda (sempre disponibilizada) era uma miragem.


E então enviei-lhes carta para que se demitissem unicamente apoiado em dois suportes de vida básicos: o apoio da minha esposa e a cobertura da DGSS.


4. “DEUS ABENÇOE A TODOS”

Relativamente ao meu desejo de que “Deus vos abençoe a todos” trata-se de um contraste honesto desta triste frase colocada pelo Pr. André Ameixa: “Espero que consigam construir naquele lugar um espaço para a cidade oásis, que me parece ser a anátema de tudo isto.”


Eu não queria este combate, tenho outras prioridades e urgências pessoais mas a minha consciência. A carta de apelo para que se demitissem tinha TODOS os ingredientes para que este clima nao se exacerbasse como se vê.


Vocês os dois são mais novos que eu, tem um grande futuro pela frente mas eu não podia passar por este filme sem dar-vos um merecido puxão de orelhas.


5. WHATSAPP…

O objetivo de colocar a liderança no grupo de WhatsApp referido, apenas um grupo, não “grupos” foi para que a nova liderança pudesse comunicar com alguns dos delegados mais ativos e porventura pudessem adicionar outros “ativos humanos” aos já existentes, informar sobre assembleias-gerais, etc… Mas, ao longo de muitos meses nada foi feito. Se não lhes serve para nada…

Ademais, lembro que na plataforma Google Drive foram colocados à vossa disposição os ficheiros dos sócios e especialmente um ficheiro excel com 2.125 emails. Mas já sabemos, por provas dadas, que esta Direção quis fechar esta instituição num condomínio.


Samuel Dias, eu e outros.


O nível de hostilidade,ameaças e deselegância nestas trocas de mail não cessam de me surpreender.


Que canseira Samuel.


O pastor André fez um trabalho incrível e incansável na cruz azul.

Nos momentos más difíceis da minha vida,ele teve uma postura de um Homem de Deus em tudo onde se envolveu.

Que inspiração de homem e de irmão na fé.


E sim é o pastor André Ameixa pois ainda que considere o título de “irmão”o título mais honroso que existe,creio igualmente que o pastor Carlos não é o único pastor nomeado nas tuas palavras.


Não te ficava mal seres coerente Samuel,esta subtil maneira de te dirigires a quem nomeias não passa despercebida.


Essa postura de distinção entre o pastor Carlos e depois o tratamento diferenciado apenas por André Ameixa,Ricardo Ribeiro e Mariana Silva denota a postura do teu coração.

São todos da cclx.

Parece que na tua cabeça ser da cclx antes era currículo agora queres tentar que seja cadastro.

Como de alguma forma agora já não servem já podem ser destratados.

Triste.


Todos eles são consagrados ao ministério pastoral,se nomeias um de uma forma deverias em nome do espírito cristão fazê-lo com todos.

Deselegante e notória a pobreza de espírito em lidar com o assunto.


Lamentável.


Mas reforço que o pastor André fez um trabalho incrível na cruz azul,dinamizou de várias formas,financeiramente criou condições,sonhou projetos,avançou nas redes sociais em tornar a cruz azul presente nesse aspecto e fez muito mais coisas.

Só uma pessoa muito ignorante,confusa ou perturbada não reconhece isso.


A CCLX investiu na cruz azul como,imagino eu nenhuma outra igreja apostou neste ministério.

Este teu hábito de ameaças etc morre mesmo ctg e não produz efeito algum.


Quanto à liderança da CCLX também são bem formados no Evangelho,não serás tu Samuel ou as tuas ameaças que irás transtornar o trabalho que eles desempenham.


A tua postura foi desproporcional e inadequada e permanece desse modo.

Pedi para no início destas questões sentar ctg e conversarmos, como os adultos fazem.

A tua resposta?

Tirar-me dos grupos de whasap da cruz azul sem falar absolutamente nada comigo.

Hilariante.

E depois começaste a tratar tudo com mails e ameaças e posturas sem nexo.


Não foi assim que foi feito o convite para assumirmos a cruz azul.

Foi feito à mesa.

A conversar,onde tu próprio admitiste situações que o pastor André nomeou nas respostas que te tem dado.

Podes mandar mails,ir para as redes sociais criar sites e esclarecer as pessoas.

Eu,o pastor André Ameixa,e o pastor Carlos bem sabemos o que foi conversado à mesa contigo.

 

Samuel, tratar mal as pessoas,ser mal intencionado em minar a reputação e usar de ameaças mas no final arrumar tudo isso com um "Deus abençoe"é de uma hipocrisia profunda.


Não há ministério,associação,instituição que valha mais que as pessoas.

Atropelar pessoas para salvaguardar seja o que for não é o caminho do Evangelho.


As coisas conversam-se,de forma natural,chegam-se a conclusões,permanece a fraternidade e a irmandade e luta-se para ter harmonia pois trabalhamos todos para o Reino.


A tua postura é reprovável e lamentável.


Mais que a resolução destas questões da cruz azul,oro que mudes essa dureza de coração,rigidez de espírito e deselegância de abordagem.


Deus abençoe a todos.




Sem comentários:

Enviar um comentário